As redes sem fio, como o Wi-Fi, trazem, junto com sua comodidade, uma série de riscos que não são percebidos pela maioria dos usuários. Para isso, você precisa tomar algumas medidas para tornar sua rede mais segura.
Tenha uma rede com senha e criptografia
Usar criptografia em um roteador significa que as informações de quem acessa aquela rede sem fio estarão codificadas os dados não serão identificados facilmente em caso de interceptação.
Todos os roteadores sem fio contam com opções de criptografia. O mais comum é o padrão de criptografia WPA2. Para ativá-lo, o usuário deve acessar as configurações do roteador e definir uma senha (de no mínimo oito caracteres). Ao criar a senha, é importante procurar misturar letras e números para deixá-la mais segura.
Mude a senha padrão de acesso ao roteador
Todos os roteadores contam com uma senha para configuração do aparelho (geralmente a senha padrão). Com a senha padrão em mãos, um usuário mal-intencionado pode conectar um cabo de rede ao roteador e tomar conta da rede, configurando o aparelho para limitar a internet para o próprio dono do aparelho.Por isso é recomendável que se troque a senha do roteador com frequência.
Principais Métodos de Segurança
Wi-Fi Protected Access (WPA)
Existem dois tipos de autenticação WPA: WPA e WPA2. Este é mais seguro que o WPA, mas não funcionará com alguns adaptadores de rede antigos. O WPA foi criado para ser usado com um servidor de autenticação 802.1X, que distribui chaves diferentes para cada usuário. Isso é conhecido como WPA-Enterprise ou WPA2-Enterprise. Ele também pode ser usado no modo de chave pré-compartilhada (PSK), onde cada usuário recebe a mesma senha. Isso é conhecido como WPA-Personal ou WPA2-Personal.
Protocolo WEP
Wired Equivalent Privacy (Privacidade equivalente aos fios) foi o primeiro protocolo de criptografia lançado para redes sem fio. O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.11. Ele utiliza uma senha compartilhada para criptografar os dados e funciona de forma estática, e fornece apenas um controle de acesso e de privacidade de dados na rede sem fio.
IEEE 802.1X
A autenticação 802.1X pode ajudar a aumentar a segurança de redes sem fio 802.11. Essa autenticação usa um servidor de autenticação para validar usuários e fornecer acesso de rede. Nas redes sem fio, a 802.1X pode funcionar com as chaves WEP ou WPA. Esse tipo de autenticação normalmente é usado na conexão com uma rede de local de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário