Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Rede cliente/servidor

   A rede cliente/servidor é muito utilizada quando se usará mais de dez micros na rede. Ou no caso em que se usara poucos micros, mais precisara de segurança na rede.
   Nesse tipo de rede existe a presença do micro servidor, que gera recursos para os outros micros da rede.O micro servidor é especializado em uma só tarefa, diferente da rede ponto-a-ponto em que um micro pode realizar várias tarefas.Mais sendo especializado em uma só tarefa, o servidor dedicado pode atender aos pedidos  dos outros micros rapidamente, diferente da rede ponto-a-ponto. Por isso, na rede cliente/servidor as tarefas são realizadas com mais eficiência e segurança.
Exemplo:

(Imagem retirada do REDES DE COMPUTADORES CURSO COMPLETO de Gabriel Torres).
   Mas, porém, também existe na rede cliente/servidor, micros servidores não-dedicados, que realizam mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
   Um micro servidor não é necessariamente um micro,  a vários casos em que o servidor é uma máquina feita para realizar aquele tipo de tarefa.

(Algumas informações do texto foram retirados do livro (REDES DE COMPUTADORES CURSO COMPLETO de Gabriel Torres)).

Redes Ponto-a-Ponto

Redes ponto-a-ponto é um tipo de rede mais simples de ser montada.Quase todos os sistemas operacionais tem o suporte para funcionar na rede ponto-a-ponto.
Exemplo: Windows e Linux     (praticamente todas as distribuições atuais).
Na rede ponto-a-ponto os computadores podem  compartilhar os periféricos(impressoras e modems, por exemplo), sem muita demora, e também podem acessar os dados e arquivos  de outros micros e também edita-los  sem pedir permissão. Na rede ponto-a-ponto não existe um micro servidor, qualquer micro(computador) poderia ser o servidor da rede.

(imagem retirada do livro REDES DE COMPUTADORES CURSO COMPLETO de Gabriel Torres).
(Exemplo de micros compartilhando uma impressora numa rede ponto-a-ponto).
Para que todos os usuários daquela rede possam usar a impressora basta a usuaria daquele micro(Daniela) autorizar o compartilhamento.
Exemplo:

(imagem retirada do livro REDES DE COMPUTADORES CURSO COMPLETO de Gabriel Torres).
Para compartilhar outros periféricos é quase da mesma forma.
Na rede ponto-a-ponto é utilizado no máximo 10 micros, são de baixo custo, fácil implementação,  baixa segurança e usada em redes pequenas.

(Algumas informações do texto foram retirados do livro (REDES DE COMPUTADORES CURSO COMPLETO de Gabriel Torres)).

Tipos de Redes

No primeiro momento, os computadores eram inter conectados nos departamentos da empresa. Sendo assim, a distância entre os computadores era pequena, limitada a um mesmo local. Por esse motivo as redes passaram a ser conhecidas como redes locais. Com o passar do tempo, as necessidades continuaram a aumentar, a troca de informações somente entre computadores de um mesmo setor já não era suficiente. Surgiu a necessidade da troca de informações entre departamentos de uma empresa, filiais de uma empresa, prédios e edifícios espalhados por uma cidade ou uma região metropolitana. Dessa forma, os computadores passaram a ser interligados por distâncias maiores o que passou a ser conhecido por rede de região metropolitana. Atualmente, existe a necessidade do envio e recebimento de dados entre computadores, em qualquer lugar do planeta, fato que gerou o aparecimento do termo rede de alcance mundial, ou simplesmente Internet.

LAN

Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network) é uma rede de computador utilizada na interconexão de computadores, equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.
As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

MAN

Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam várias LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilômetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.
Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica, e os desenvolvimentos mais recentes para acesso a internet de alta velocidade sem fio, resultaram em outra MAN).

WAN

A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente. Difere, assim, da Rede pessoal (PAN), da Rede de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN).
As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rápida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.

Porque redes?