Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ferramenta de crimpagem

  A  ferramenta basica para a crimpagem é o alicate de crimpagem.Ele esmaga os contatos do conector,fazendo com que as facas-contato perfurem a cobertura plastica e façam contato com os fios do cabo de rede, além de mais 2 ferramentas essenciais para a crimpagem, o cabo de rede e o conector RJ-45.
  Conector de RJ-45 tem 8 vias para cabos de 4 pares,mas tambem suportem de 2 pares,deixando 4 vias do conector sem conexão.O conector tem partes metalicas que são destacados em dourado para conectar-se nas placas de redes,existem encaixes que servem perfeitamente para cada fio dos pares,que ao total também são 8.
  Cabos de redes,seu preço não é alto mas existem variações dele que podem ser,como o cabo STP ou par trançado blindado,que é um UTP blindado,ou o cabo ScTP também conhecido como FTP,onde os fios dos pares sao cobertos com uma película de metal melhorando ainda mais a transferencia de dados e removendo a indução de energia elétrica.

Padrões de grimpagem RJ-45


  •  Padronização EIA/TIA 568A - Conhecida como "seqüência de grimpagem de normal". Utilizada para conexão de um microcomputador a um HUB ou SWITCH.
  • Padronização EIA/TIA-568B - Também conhecida como "seqüência de grimpagem de cross-over", onde uma das pontas está grimpada com a categoria A e a outra com a categoria B. Normalmente utilizada para conexão de duas estações sem o emprego de um HUB ou SWITCH. Alguns hubs e switches utilizam cascateamento via cabo cross-over

domingo, 22 de setembro de 2013

Modelo TCP/IP?

 O TCP/IP baseia-se em um modelo de referência de quatro camadas. Todos os protocolos que pertencem ao conjunto de protocolos TCP/IP estão localizados nas três camadas superiores desse modelo.


                                  

Modo correto de crimpar um cabo de rede

Antes de começar


Antes de iniciar o trabalho, é interessante você saber qual o melhor modo de organizar a sua rede. Existem alguns detalhes que devem ser levados em conta: há limitações quanto ao tamanho máximo do cabo (o máximo recomendado é 100 metros), e há mais de um modo de crimpar a ponta dos cabos, inclusive um que dispensa o uso de HUB/Switch , chamado de Crossover ou Cabo Cruzado.
Se você precisar de mais de 100 metros de cabo, o recomendado é que se utilize um HUB/Switch em meio ao trajeto. Isso vale tanto para conectar um computador diretamente ao HUB/Switch quanto para conectar um HUB/Switch a outro, e é chamado de repetição.
Os 100 metros é um tamanho médio aconselhável. Dependendo da qualidade do cabo e da placa de rede utilizados, é possível ultrapassar um pouco esse limite. Tudo dependerá da qualidade do material usado.