A rede de transmissão ou rede de transporte de informação é composta dos sistemas de transmissão através dos quais são realizados as interconexões entre as centrais de comutação ou entre redes de computadores.
Os sistemas de transmissão utilizam meios para o envio das informações, estes meios podem ser de dois tipos:meio físicos, por exemplo,cabo coaxial e fibra óptica, e meio não físicos o espaço livre. Pode-se conceituar meio de transmissão como todo suporte que transporta as informações entre os terminais telefônicos desde a origem até o destino.Para que se possa realizar uma comunicação, é necessário a utilização de sinais. O sinal é um fenômeno físico ao qual e associa a informação. Atualmente, os sinais mais comuns são os elétricos e luminosos.
Sinais elétricos usam meios de transmissão os cabos metálicos tradicionais, condutores de corrente elétrica. Os sinais luminosos usam como meios de transmissão os cabos ópticos.Os sistemas de telecomunicações podem ser divididos em:
Sistemas analógicos: São aqueles que conservam a forma dos sinais desde a fonte ao destino.
Sistemas digitais: São aqueles em que a forma do sinal transmitido é diferente do sinal original.
Neste sistema, as formas dos sinais são convertidos para um sistema binários antes de serem transmitidos. A atenuação é o enfraquecimento do sinal durante a propagação. Para transmitir sinais a distancia,vencendo a atenuação e o ruido, usam-se dois processos básicos: modulação e amplificação.
Modulação: É o processo de inserção de informação numa onda de frequência maior, denominada portadora. Na modulação,o sinal de informação é utilizado para variar uma das características da portadora:a amplitude, a frequência ou fase,AM ou Amplitude Modulada,FM ou Freqüência Modulada.
Amplificação: É o aumento da amplitude do sinal. Tem como funções amplificar um sinal a ser transmitido, para que ele possa se propagar no espaço, e amplificar o sinal recebido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário